Atenuação de Ruídos em Churrasqueiras de Edifícios

   Planejar seu espaço é a melhor forma de trazer qualidade de vida.
Consultoria completa

  Um problema recorrente em prédios com churrasqueiras nas varandas é o ruído originário dos exaustores fixados nos dutos centrais.

  Para aumentar a vazão e o controle da fumaça, muitos edifícios optam pela instalação de exaustores, geralmente posicionados na saída superior dos dutos centrais coletores, mais precisamente situados nas coberturas ou barriletes.

  O procedimento geralmente gera bons resultados, com um controle mais efetivo da fumaça nas varandas gourmets o que restringe odores inoportunos da combustão do carvão e sublimação de gorduras.

  O problema é que os exaustores, quase sempre, são instalados sem nenhum controle sonoro, ou seja, sem um projeto acústico capaz de atenuar seus ruídos, gerando uma nova problemática, principalmente aos andares superiores, próximos às máquinas.

  A Flora Vital é uma empresa pioneira na atenuação de ruídos de sistemas de exaustão, produzindo silenciadores e oferecendo consultoria no controle de ambientes deste 2010.

  Oferecemos uma equipe qualificada para realizar a aferição dos ruídos existentes e projetar uma saída eficaz para promover a qualidade sonora desejada.

 

 

Após o levantamento do local, é realizado uma proposta de atenuação de decibéis que geralmente comporta 6 etapas distintas:
uni-t-ut352-digital-sound-level-meter-in
  1. Limpeza dos exaustores. Os exaustores devem receber uma manutenção periódica para evitar a fadiga e sobrecarga devido ao acúmulo de gordura em suas hélices, o que podem contribuir com o aumento do ruído;

  2. Troca dos coxins. Coxins geralmente são instalados na base dos exaustores para que sua vibração não traga mais desconforto aos moradores. Estas peças devem ser trocadas preventivamente;

  3. Instalação de silenciadores nas saídas dos dutos de churrasqueiras dos últimos andares. Desta forma, parte do ruído provindo do sistema de exaustão e do duto central é atenuado por uma composição de elementos como metais, tecidos e espumas. Cada silenciado é fabricado de acordo com as características dos dutos centrais e ramais individuais;

  4. Instalação de painéis acústicos no interior dos dutos centrais. Após tomar as medidas dos dutos centrais, são produzidos painéis acústicos com as dimensões e densidade ideais para atenuar os ruídos provenientes dos exautores. Sem eles, a reverberação ocorrida nos dutos irá trazer graves problemas aos moradores;

  5. Instalação de painéis acústicos no interior das casinholas. Irão reduzir a reverberação entre as paredes do local, atenuando os ruídos que por sua vez voltar ao duto central em direção aos condôminos;

  6. Instalação de tampões acústicos nas churrasqueiras. São feitos sobe medida para assegurar que grande parte do ruído fique retido fora da unidade habitacional. Podem ser construídos em concreto ou por uma mistura de espumas com densidades variadas.

 

Entre em contato para realizarmos um orçamento. A vizinhança agradece!